Liliana
Administrator
Entendido
    
Karma: 0
Offline
Mensagens: 40
|
A revista médica internacional The International Journal of Atherosclerosis publicou um artigo de autoria dos médicos e nutricionistas Julio Navarro, George Guimarães, Márcia Martins, Bruno Caramelli e Sílvia Prado, intitulado:
Cardiovascular risk factors in vegetarians and semi-vegetarians: vegetarians and semi-vegetarians are less exposed to cardiovascular risk factors.
Trata-se do primeiro estudo desse porte realizado no Brasil e publicado em revista médica internacional. O trabalho já havia sido apresentado em Congressos internacionais no Brasil e no exterior, inclusive no Fourth International Congress on Vegetarian Nutrition, realizado na Califórnia.
Esse estudo, do qual o nutricionista George Guimarães foi o co-autor, foi realizado pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Dos 1.345 voluntários pré-selecionados na cidade de São Paulo, foram estudados 136 indivíduos.
Foram coletados dados como pressão arterial, ingestão dietética, eletrocardiograma e dados antropométricos, entre outros.
A conclusão do artigo, publicado aqui em 7 páginas, é de que vegetarianos estão menos expostos a riscos que levam ao de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
O artigo pode ainda ser visualizado no site http://www.ijathero.com/2006/june/pdf/Vegetarians-and-semi-vegetarians.pdf
|